APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 10 de março de 2012

NÓS, AS BOOMERS - UM NOVO MODELO DE MULHER MADURA



A crande pergunta é: quem somos nós ?, as novas mulheres maduras. Uma faixa etária cada vez mais ampla inscreve-se nesta categoria (?) de mulheres. Dos cinqüenta para cima – escolho eu. Quarenta, quarenta e cinco... E os mais cruéis, que tratam por mulheres maduras as 30, 35. Imagina que Madonna, Santa Madonna, acaba de criar uma marca de roupas para ‘mulheres maduras’, do 25 aos 50. A maturidade feminina varia de cultura a cultura, mesmo se pensarmos só no mundo ocidental

Dos cinqüenta aos 80 por exemplo, faixa com a qual o Flyind on the World se propõe a dialogar, a diversidade já é enorme... Já são várias gerações de mulheres que ora se juntam , juntam experiências para ter o que lhes é devido como imagem social, e que ora recebem um apelido, Boomers – genericamente mulheres que nasceram no pós- guerra. Uma figura nova na história, na antropologia e na mídia. Nós somos boomers.


Forever Love Vogue Paris dez-2011, jan,2012. O mercado entra na disputa pela Boomer


E como é uma boomer? No capitalismo, o mercado sempre se adianta, e nos descreve como um público consumidor desgarrado do mercado, com alto poder aquisitivo ( 40 anos é considerada a idade em que a mulher está no auge de sua carreira profissional), um consumidor fiel, exigente, mulher segura de si, sabe o que quer, não se deixa impressionar pela publicidade, e quer comprar mas não acha o quê. Olha que coisa mais interessante! OK, o Mercado nos quer conquistar nisto vem investindo nos últimos dois ou tres anos, e muito se faz faz para atrai a nova mulher madura. Mas antes ele, o Mercado, tem que responder à pergunta: Quem é ela, o público alvo? O que quer? Como pensa? Quem são as broomers? Enquanto nós mesmas pensamos: “Quem somos nós?" ( valendo a pergunta para as questões individuais ou de grupo).

Sempre que penso isso, me vem à à Esfinge do Édipo: “Decifra-me”. Não, vou ser mais sincera. Ela diz a frase inteira: “Decifra-me ou devoro-te”. Essa nova mulher madura, que vem mostrando a cara,” segura de si, que sabe o que quer, e não se deixa influenciar pela propaganda”, é uma questionadora do Mercado e sua cultura, seu sitema... E pode devorá-lo. Ou deixar-se seduzir, se for finalmente decifrada.

Uma faixa de consumidor que só tende a crescer, com a maior longevidader. Mas, no fundo no fundo, o que se impõe em presença desta nova mulher é uma mudança de mentalidade mercadológica e social.Diria mesmo que um choque civilizatório.


Neila Tavares para Flying on the World



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.