APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 24 de abril de 2014

LOLITA VERSUS MRS. ROBINSON


DOIS ARQUÉTIPOS FEMININOS



Duas personagens da ficção literária e cinematográfica. Ambas da década de 69 ( Lolita, de 62 no cinema, e  Mrs Roibnson, do filme The Graduate – no Brasil, A Primeira Noite de um homem – de 67). Dois tipos emblemáticos e antagônicos de mulher, dois poderosos fetiches.

Anne Bancorft e Dustin Hoffman em The Graduate ( A Primeira Noite de um Homem), 1967



Lolita nasce no livro homônimo de Vladimir Nabokov, vira filme de Stanley Kubrik.  Passada na década de 50, é a história de um homem de meia-idade ( James Mason) seduzido e obsecado por uma menina recém entrada na adolescência.  Kubrik suavizou bastante o erotismo de Nabokov no filme, para se adequar à censura da época. E declarou que não teria feito o filme se soubesse das tantas concessões que lhe seriam impostas. Mas considere-se que a atriz de Lolita, Sue Lyon, tinha, à época da filmagem, apenas 14 anos.


Kubrik fez no entanto um clássico e Lolita se eternizaria como um símbolo, carregado de ingênua sensualidade. Como adjetivo,  o termo lolita passou denominar jovenzinhas que se relacionam com homens mais velhos.



James Mason e Sue Lyion, em Lolita, 1962

Do outro lado, oposto, está Mrs. Robinson, do filme The Graduate – a mulher madura (Anne Bancroft)  que seduz o jovem filho ( Dustin Hoffman)  de um casal amigo. O filme é de Mike Nichols e foi um esplêndido sucesso de bilheteria, outro clássico, que identificou os jovens daquela geração, mexeu com outro fetiche, eternizou-se, passando ‘mrs.robinson’ a designar cada mulher que, na maturidade, tem preferência por jovens rapazes.




Cinquenta anos se passaram até mais, desde que cada um dos dois filmes deixou as platéias de queixo caído com estas  duas poderosas personagens. Mas as diferenças de idades entre os pares amorosos  têm ainda os mesmos significados sociais. Assim como resistem os dois fetiches: o da jovem ingênua,  com ares de menina; o da mulher madura, com tudo a ensinar. Ou... Lolita e Mrs. Robinson já teriam desaparecido.





VISITE TAMBÉM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.