APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 27 de junho de 2014

COPA DO MUNDO. AQUI COMEÇOU A PAIXÃO


1958 - JOGO BRASIL-SUÉCIA
( NOSSAS MEMÓRIAS BOOMERS)

É tempo de Copa do Mundo no Brasil. Todos os olhos, todos os corações voltam-se para este grande evento. A paixão do Brasil por futebol é mundialmente conhecida.

Vamos então lembrar um jogo do passado e os seus heróis. O jogo Brasil-Suécia, 1958 ( junho). Ganhamos de goleada, 5X2. Em campo: Gilmar, Zito, Orlando, Nilton Santos, Garrincha, Didi, Vavá, Pelé, Zagalo, Bellini, Djalma Santos. Comandados por Vicente Feola.

O grande time e o técnico Vicente Feola
Inesquecível, não é? Tínhamos - quanto? - 8, 10 anos de idade, alguns um pouco menos, um pouco mais. Mas quem viu, não esqueceu.

 Nossos filhos não viram, mas ouviram falar. De quando trouxemos para casa o primeiro título brasileiro de campeão mundial.

O Brasil crescia, sob a Presidência de Juscelino Kubitscheck. Tudo era esperança. Rolavam os Anos Dourados,


O atacante Pelé e a defesa sueca
Mas foi a Marília Barbosa, que me enviou este vídeo, quem me inspirou este post. Um trabalho fantástico. Veja a história, no texto do email:

"Demorou 56 anos, mas desde a última sexta-feira, o torcedor brasileiro já pode ver, na íntegra e com narração em português, o primeiro título Mundial de sua história no futebol.
O responsável pelo resgate histórico foi o engenheiro Carlos Augusto Marconi, 64 anos, um especialista em telecinagem que montou um verdadeiro quebra-cabeças durante anos até concluir o trabalho em 2008. Só nesta semana, no entanto, por ocasião de uma reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", o material foi disponibilizado no Youtube.


Para construir a transmissão da vitória brasileira por 5 a 2 diante dos donos da casa, a Suécia, o engenheiro utilizou áudio ambiente retirado de uma película inglesa, com imagens obtidas em 2006 e narradas em russo. Ele as usou como base em vídeo e cobriu as imagens com áudios de rádios brasileiras.


O trabalho com o som foi ainda mais difícil. Além do áudio ambiente, ele queria usar narrações brasileiras da época. Mas os arquivos que obteve da Rádio Bandeirantes e da Rádio Nacional não tinham a narração completa. Cada um omitia uma parte do jogo. Por isso, ele resolveu juntar as duas. Como naquela época havia um narrador para cada lado do campo, a versão final ficou com quatro narradores. Faltou apenas um minuto do jogo para cobrir com o áudio, que ficou apenas com o som ambiente da partida."


O VÍDEO:


https://www.youtube.com/embed/qd4TklxFOm8?rel=0


Final. Choram Pelé e Gilmar

O zagueiro Bellini, capitão, imagem de galã que alimentava o sonho das moças brasileiras, ergue a taça, em gesto histórico

Selo comemorativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.