APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 18 de abril de 2015

RONALDO FRAGA, SEREIAS E INQUIETAÇÕES



Tenho, sim, uma grande paixão por Ronaldo Fraga, a meu ver o mais brasileiro dos estilistas brasileiros.  Mas tenho ainda outras razões para esse afeto à distância ( nunca o vi pessoalmente, mas é uma forma de amor que sinto pelo artista):

 Ronaldo Fraga é o tipo de estilista -  há outros no mundo, sempre houve desde o início da História da Moda, e são estes que me fascinam - que devora a Moda. Devora os costumes, as ruas, a música, devora as mitologias, as habilidades dos muitos brasileiros, devora as linguagens, daí tira Moda, e por fim a esta também devora,  para fazê-la orgânica, levá-la no sangue, na veia. 



Então, ele conta um conto. No qual cada um de nós é meio personagem .

Lembra o desfile em que falava de Nara Leão? Um discurso afetivo, amoroso,  e outra vez devorador, sobre um Rio que vivemos e para o qual ele nos devolvia, o Rio de Janeiro da Bossa-Nova, da Nara Leão. Um tempo. Que como todo tempo é um relicário de sonhos e expectativas, os nossos, realizados hoje ou em modo espera ainda. E nós, que o vivemos, também estávamos lá, na passarela, no palco desse teatro de Ronaldo Fraga.

Ronaldo emociona.

Se der um Google em  Ronaldo Fraga, “ A Fúria das Sereias” – título do desfile na SPFW, Coleção Verão 2016 - verá a emoção dos que viram, dos que estavam lá, a emoção com que o contam.

As” sereias furiosas” eram 35  mulheres de 18 a 85 anos, de seios à mostra e cauda de sereia, sentadas em pneus empilhados sob folhas de plástico para lembrar o mar  ( um disparo na questão ambiental), que compunham a cenografia do desfile. Mulheres reais.

MITOLÓGICAS FIGURAS NA LUZ AMBIENTE DO PALCO-PASSARELA 




“Mulheres reais”  é a forma com que são hoje referidas internacionalmente as mulheres que não necessariamente realizam o padrão de beleza usual, em altura , peso , musculatura, idade, etc, que por décadas nos escravizou e à mídia, e em oposição ao padrão photoshop. Uma espécie de ’bandeira feminina’ pelo direito a um corpo e uma idade de mulher, que lhe sejam  simplesmente naturais, fora das amarras do modismo.


Ronaldo Fraga, anos atrás, já havia invadido a passarela de mulheres maduras,  idosas, e sobretudo... reais. Senhoras mineiras no lugar das pictóricas modelos padrão. Tocando, identificando a platéia e a consumidora se Moda.

E são essas inquietações, esse inconformismo, esse questionamento, esse sopro que dão ao estilista sua marca, sua assinatura, e à Moda a sua real dimensão.

A COLEÇÃO


mas vamos dar uma olhada também na Coleção Verão 2016, que não perde em nada pra cenografia. Muito linda.

  











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.